domingo, 7 de agosto de 2011

Plano de Aula - Introdução

Introdução
De acordo com diversos trabalhos realizados sobre Educação, principalmente pelo filósofo Jean Piaget, os primeiros anos de vida de uma criança são extremamente importantes para seu desenvolvimento físico, emocional, social e mental.
E, é nesse momento que a criança inicia a sua escolarização, que terá fundamental participação no desenvolvimento das suas potencialidades e no seu desenvolvimento global.
Segundo Jean Piaget, a criança desta faixa etária (dois a sete anos) encontra-se na fase/estágio pré-operatório, onde duas das principais características são: o egocentrismo e o estágio intuitivo. A função simbólica aparece muito forte, as crianças ainda não conseguem entender transformações, não há um raciocínio lógico.
Na faixa etária de três a quatro anos, “a atividade motora está em primeiro plano. A criança tem desembaraço e espontaneidade, imita facilmente os movimentos que observa nos outros. Melhora a coordenação de movimentos principalmente na direção vertical e horizontal. O equilíbrio se desenvolve. A exploração sensório-motora é intensa.” (FERREIRA, CALDAS, 1992)
Levando em consideração que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento global das crianças, utilizamos um aspecto referente à faixa etária (3 a 4 anos) para desenvolver e explorar uma atividade cuja finalidade é aprimorar o Equilíbrio.


FERREIRA, Idalina Ladeira, CALDAS, Sarah P. Sousa, Atividades na Pré Escola, São Paulo, Saraiva, 1992.

Um comentário:

  1. Sem palavras sobre o capricho, o cuidado e a informação transmitida. Nath, você tem MUITO talento. Aproveite isso hoje e sempre, pois a educação corre em suas veias. Beijo grande e estou super feliz com seu trabalho!!!

    ResponderExcluir