domingo, 7 de agosto de 2011

Plano de Aula - Equilíbrio

Plano de Aula

Tema: “Conhecendo o equilíbrio através de brincadeiras circenses.”
Turma: Maternal (3 e 4 anos)
Duração: 1 hora
Conteúdo:
Linguagem – Oralidade: Conhecendo os profissionais circenses.
Psicomotricidade – Equilíbrio, Coordenação Motora e Noção Espacial.
Objetivo: Desenvolver a atividade motora: O equilíbrio.
- Aprimorar a coordenação de movimentos referentes ao equilíbrio.
- Estimular a imitação de movimentos referentes ao equilíbrio.
- Conhecer profissionais circenses e os movimentos realizados por eles referentes ao equilíbrio.
Desenvolvimento:
- Iniciaremos realizando uma Roda de Conversa onde apresentaremos, em forma de imagens, alguns profissionais do circo, como: O Palhaço, A Bailarina, O Equilibrista. Perguntaremos: quem já foi ao circo, quem conhece esses profissionais e quais atividades eles realizam.
Falaremos para as crianças que a quadra virou um grande circo onde eles serão os profissionais do circo. Eles terão que realizar as atividades conforme forem passando pelas estações.
- Na Quadra realizaremos um Circuito com atividades de equilíbrio envolvendo alguns profissionais do circo. Primeiramente mostraremos cada etapa do circuito para as crianças.
A Primeira Estação as crianças serão os Palhaços, utilizando diversas bolas (pequenas /grandes), elas terão que imitar os movimentos que vamos realizar: jogar a bola com uma mão, jogar a bola com a mão direita/esquerda, tentar equilibrar a bola na cabeça. Todas essas atividades serão realizadas pelas crianças a partir da imitação dos nossos movimentos.
Na Segunda Estação, as crianças serão Bailarinas, conforme a música, pediremos que as crianças realizem diversos movimentos que envolvem equilíbrio, como: dançar utilizando uma perna só, dançar em cima de um pequeno banco. Todas as atividades realizadas pelas crianças terão nossos movimentos como exemplo.
Na Terceira Estação as crianças serão Equilibristas. Elas terão que andar, se equilibrando, em cima do banco, em cima da corda esticada no chão e sobre a linha marcada na quadra. Pediremos que tentem caminhar com um pé em frente ao outro, com uma perna de cada vez, mais rápido/mais devagar... Durante toda a realização da atividade estaremos acompanhando as crianças.
Na Quarta Estação, faremos uma Roda de Conversa na quadra, onde as crianças contarão como foi a realização das etapas. Perguntaremos: Quais profissionais do circo elas conheceram?, Quais atividades esse profissionais realizam no circo?, Como foi realizar as etapas? Qual elas mais gostaram?
- Após a realização das Rodas de Conversa e do Circuito realizado na Quadra, pediremos que as crianças façam um Desenho na folha de sulfite A3, de qual estação no circuito ela gostou mais. Assim, cada criança poderá registrar o que ela mais compreendeu sobre a atividade realizada.
Recursos:
·        Quadra
·        Bola
·        Rádio
·        Bolas de diversos tamanhos
·        Corda
·        Banco
·        Imagens impressas de profissionais do circo
·        Folhas de sulfite A3
Avaliação: A Avaliação se dará por meio de observação dos movimentos de equilíbrio realizados pelas crianças durante a atividade proposta, pelas observações e comentários durante as Rodas de Conversa, e através dos desenhos representando a compreensão de cada criança sobre a atividade do Circuito.
 Será observada a participação e a desenvoltura de cada criança, levando em consideração a faixa etária e os aspectos individuais.

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